sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ladrões ao caralho

"Horrorizais-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas em vossa sociedade a propriedade privada está abolida para nove décimos dos seus membros. E é precisamente porque não existe para estes nove décimos que ela existe para vós. Acusais-nos, portanto, de querer abolir uma forma de propriedade que só pode existir com a condição de privar de toda propriedade a imensa maioria da sociedade.

Em resumo, acusais-nos de querer abolir a vossa propriedade. De facto, é isso que queremos.

Desde o momento em que o trabalho não mais pode ser convertido em capital, em dinheiro, em renda da terra, numa palavra, em poder social capaz de ser monopolizado, isto é, desde o momento em que a propriedade individual não possa mais se converter em propriedade burguesa, declarais que a individualidade está suprimida.

Confessais, pois, que quando falais do indivíduo, quereis referir-vos únicamente ao burguês, ao proprietário burguês. E este indivíduo, sem dúvida, deve ser suprimido.

O comunismo não retira a ninguém o poder de apropriar-se da sua parte dos productos sociais, apenas suprime o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação."

excerto do Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx e Friedrich Engels

Sem comentários:

Enviar um comentário